Conselho sábio de Jetro a Moisés
Algo interessante, no relacionamen...to de Moisés e seu sogrão Jetro. A cumplicidade entre genro e sogro, rendeu bons conselhos que ajudaram Moisés a dividir o trabalho com os novos líderes. É bom ouvir conselho de pessoas confiáveis e experientes. Está em Êxodo 18 [para quem gosta de surfar e viajar].
Ouvindo Jetro todas as coisas que Deus havia feito a Moisés e o livramento dado ao povo de Israel levou sua filha Zípora (mulher de Moisés) e as crianças para encontrar o genro. Vemos na reação de Moisés ao encontrá-los a cumplicidade e respeito por seu sogro. A palavra diz que ele o abraçou e o beijou e trocaram algumas figurinhas e Jetro se alegrou.
Noutro dia, Jetro vendo que Moisés tomava a cargo todas as causas do povo, desde a manhã até a tarde, o questionou dizendo, porque ele sozinho fazia isso. Jetro alertou a Moisés que não era bom o que ele fazia, pois assim ficaria exausto, estressado, tanto ele, quanto o povo. Jetro disse que a missão era díficil e ele sozinho não poderia fazer.
Desta forma, Jetro [ aconselhou] Moisés que ele fosse intercessor e mediador do povo diante de Deus e ensinasse ao povo as leis e estatutos de Deus ao povo, orientando o caminho que deveriam andar e a obra que deveriam realizar.
A Moisés disse que procurasse homens (capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odiassem a avareza) e lhes colocassem como os "maiorais" "cabeças" entre o povo. Os negócios pequenos, os novos líderes julgariam, causas grandes seriam levadas a Moisés.
Assim Moisés, aliviaria a si mesmo e despertaria entre o povo pessoas capacitadas a ajudá-lo. Vejo aqui muita sabedoria de Jetro. Hoje vemos muitos líderes sobrecarregados de coisas para fazer. Distribuir funções pode ser uma boa opção para desenvolver os talentos dentro das denominações e dentro da própria [ igreja-noiva] a qual Jesus está esperando. Diga-se de passagem, quem quer ser o "maioral"seja o menor - para pensar.
E cada um na época de Moisés cuidou de mil, cem, cinquenta e dez. O que também me chama muiiiito atenção, que não foi importante o quanto de "ovelhas" que cada líder cuidou, mas sim a missão que recebeu se foi executada com excelência e amor.
Deus nos chama e nos dá capacidade para a missão, seja ela pequena ou grande diante dos olhos humanos. Moisés foi um grande libertador e intercessor do povo de Israel, nele podemos ver a figura de Cristo. Quer levar o fardo sozinho (a)?
Jesus conta com você. Se você dividir com Ele,a missão não será obrigação, será leve. Amém???
Nenhum comentário:
Postar um comentário